ASSINE
search button

Google bloqueia app que migra fotos do Orkut para o Facebook

Compartilhar

O Google bloqueou o funcionamento do Migrakut, aplicativo que transferia fotos dos álbuns do Orkut diretamente para o Facebook. Ao tentar usar a ferramenta, lançada em março pelo desenvolvedor Rafael Zanoni, um aviso diz que o Google "está bloqueando as chamadas do Migrakut". "Estamos tentando encontrar uma solução para resolver este problema", diz a nota do desenvolvedor.

Em nota, o Google diz que "acredita que os dados confiados à suas plataformas pertencem aos usuários" e que mantém ferramentas que tornam possível que qualquer usuário retire seus dados das plataformas da empresa. "Entretanto, o Google não permite que ferramentas automáticas para retirada de conteúdo dos usuários", afirma a companhia.

Nesta semana, o Facebook bloqueou o acesso a uma ferramenta que permitia a exportação das informações dos contatos na rede social. A extensão para o navegador Chrome estava sendo usada para que os usuários do Google+ ampliassem seus contatos na nova rede social do Google a partir dos amigos do Facebook.

Guerra de dados

No fim do ano passado, Google e Facebook iniciaram um guerra pelos dados do usuários. Na época, o Google proibiu que usuários do Facebook importassem os dados dos seus contatos diretamente do Gmail afirmando que a rede de Zuckerberg não era "recíproca", impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações. "Não permitiremos mais que sites automatizem a importação de Google Contacts, a não ser que permitam exportação semelhante para outros sites", disse o Google em comunicado.

Depois que o Facebook furou a restrição e aproveitou um recurso do Google que permitia que os usuários, em vez de importarem os dados diretamente, baixassem seus próprios dados e depois fizessem o upload na rede social, o Google contra-atacou e começou a alertar os usuários para o "aprisionamento de dados" no Facebook. A mensagem do Google, intitulada "Aprisione meus contatos agora", alertava os usuários, antes da realização do download dos contatos, que o Facebook "não permite da mesma maneira que você exporte seus dados para outros serviços, travando os seus dados de contatos e amigos que na verdade lhe pertencem"