ASSINE
search button

Projeto Google +, a rede social do Google, entra em fase de teste

Compartilhar

Nesta terça-feira, o Google anunciou aquele que deve ser seu trunfo contra o Facebook e o Twitter: o The Google + Project. Ainda em fase de teste e disponível para pouco usuários, o Google + promete ser diferente do Facebook no que tange à privacidade. No Google +, segundo informações do The New York Times, os usuários não têm que concordar em ser amigos uns dos outros. Eles podem receber atualizações dos outros sem compartilhar as suas próprias. Os usuários da rede social poderão também organizar suas páginas de forma que só seus amigos vejam suas fotos do sábado a noite, por exemplo.

Essa segmentação será possível através do Circles, nome que já foi apontado como sendo o nome da rede social no passado. No site do projeto, o Google explica que com o Circles "fica fácil você colocar seus amigos de sábado a noite num círculo, seus pais em outros, e seu chefe em um círculo próprio - exatamente como na vida real". No site que apresente o projeto mais detalhadamente, o Google defende: "o problema dos serviços online atuais é que eles consideram todas as pessoas que conhecemos são nossos amigos e a forma como compartilhamos a informação com nossos contatos nem sempre pode ser a mesma."

Já o Hangouts traz para internet o encontro não planejado que existe na vida real. O usuário recebe uma atualização de que um amigo está conversando por vídeo com outros e pode se juntar a ele. Quem estiver falando fica no centro, e os demais participantes aparecem em janelas menores logo abaixo. "Enquanto o teletransporte não chega, essa é a próxima melhor coisa", brinca o Google no site do projeto Google +.

O compartilhamento de conteúdo promete ser bastante fácil no Google +. Com o Instant Upload, uma foto ou um vídeo feito através de um dispositivo móvel do usuário é subida diretamente. A única coisa que o usuário tem que fazer é decidir com quem irá compartilhar a foto ou o video. Receber conteúdo e dividí-lo com quem gosta das mesmas coisas que você é outra preocupação do projeto do Google. Através do Sparks - faísca, em inglês - o usuário pode receber indicações de coisas que possam lhe interessar e encontrar pessoas sobre as quais falar. Um blog novo, um vídeo que você não viu, um texto para ler no horário livre, qualquer coisa que seja de seu interesse e que você tenha dito ao Sparks. Já por meio do Huddle, o usuário pode falar com mais de um amigo de um círculo em um chat simples em que todos aparecem na mesma página.