ASSINE
search button

Ar piorou em 38% das cidades de SP monitoradas pela Cetesb em 2010

Compartilhar

A qualidade do ar piorou em 38% das cidades do Estado de São Paulo entre 2009 e 2010, segundo monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Entre as 100 cidades em que houve piora do ar, 45 passaram do nível "não saturada" para quase saturada. 

O restante tornou-se saturada. O ozônio é o responsável por saturar o ar de 60% (159) dos municípios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A poluição é medida em 42 estações espalhadas na capital, região metropolitana, Baixada Santista e regiões industrializadas. Os municípios em um raio de 30 km de onde ocorre a medição recebem a mesma avaliação. A saturação é subdividida em três níveis: moderada, séria e severa. 

Cinquenta cidades têm grau severo. Sete também apresentam saturação por Material Particulado (MP), que, junto com o ozônio, é o principal poluente do ar. Desde 2008, a Cetesb classifica a saturação do ar no Estado para condicionar a liberação de licenças para empreendimentos nessas áreas à implementação de programas contra a poluição. Uma cidade é considerada com ar saturado se for apurado pelo menos um dia com poluição acima do padrão traçado.