ASSINE
search button

Conheça a medicina que promete curar doenças degenerativas

Compartilhar

O crescimento da população idosa no Brasil abre os olhos da comunidade médica para novos tratamentos. O último censo liberado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população idosa no país saltou de 4,8% em 1991 para 7,4% em 2010. Em meio a esse cenário, o médico da Universidade de São Paulo (USP), Augusto Vinholis, afirma conhecer um tratamento que é capaz de curar doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e Parkinson. Em entrevista ao JB, Vinholis fala da Medicina Integrativa, baseada em tratamentos de desintoxicação que prometem dar longevidade aos pacientes.

 

JB - Afinal, o que é a medicina integrativa?

Medicina Integrativa é a integração dos vários ramos da medicina chinesa, japonesa, indiana , européia, americana e brasileira. Ela integra também o ser humano como um todo (o corpo físico, mental, emocional e neurológico) e não em partes como se derivou a medicina ocidental. Com os procedimentos do tratamento, é possível detectar antecipadamente problemas que não podem ser diagnosticados pela medicina tradicional permitindo com isso a prevenção de possíveis males.

 

JB - O excesso de medicamentos, como antiinflamatórios ou antibióticos também intoxicam o corpo?

Sim, pois são medicamentos que vão direto para o fígado, que é o órgão mais inteligente de nosso corpo, e que precisa ficar alerta a todas as modificações sofridas. Com o excesso de toxicidade, ele vai perdendo suas funções básicas e adoecendo.

 

JB- É possível que a alimentação seja o gatilho das doenças degenerativas como Mal de Alzheimer, Artrose e o câncer? Por que?

O problema principal está no metabolismo de cada um, alguns o tem alterado geneticamente. Só pode ser contornado o problema do Mmetabolismo através da alimentação adequada a cada caso, por isso a dieta tem que ser personalizada.

Existem alimentos inócuos para algumas pessoas que podem ser verdadeiros venenos para outras. Por isso, uma análise detalhada do metabolismo de cada paciente é muito necessário para se ter um êxito em seu tratamento. Além disso, a ingestão de metais pesados pode influenciar o aparecimento de sintomas indesejáveis no organismo.

 

JB- Na sua opinião, quem é o maior vilão da nossa saúde?

Dieta inadequada, muita carne vermelha, carne de animais que rastejam como o camarão, lagosta, siri, etc. Além de comerem o que não devem, os seres humanos deixam de comer frutas, verduras e legumes que deveria ser 80% de nossa dieta ideal.

 

JB - Por que se fala tão pouco da medicina integrativa?

É uma medicina muito nova, que vem se expandindo muito, principalmente nos países desenvolvidos, onde as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida, procurando se prevenir de doenças, ao invem vez de esperarem os sintomas das doenças surgirem, principalmente as degenerativas.

Além disso, há uma tendência da indústria farmacêutica de impedir o conhecimento dos avanços da medicina integrativa.