ASSINE
search button

Congressista questiona Apple sobre sistema de rastreamento do iPhone

Compartilhar

 

O congressista norte-americano Edward J.MArkey pediu explicações à Apple após pesquisadores de segurança descobriram que o iPhone e o Ipad, da Apple, mantém detalhes da localização de onde os seu usuários estiveram. O democrata disse que a companhia deve esclarecer se realmente rastreia a posição dos dispositivos e se os dados atendem a algum interesse comercial. 

De acordo com as informações divulgadas nesta terça-feira pelo jornal inglês The Guardian, o posicionamento seria salvo em um arquivo e copiado para o computador do dono, assim que os aparelhos fossem sincronizados. 

O arquivo contém as coordenadas de latitude e longitude de onde o telefone esteve, juntamente com o horário, o que significa que um ladrão poderia descobrir detalhes sobre os hábitos do proprietário usando um programa simples. Alguns aparelhos seriam capazes de registrar até um ano de movimentações. 

Pete Warden, um dos pesquisadores, mostrou-se alarmado e enfatizou que o problema só foi encontrado em smartphones fabricados pela Apple. "Procuramos por códigos de rastreamento similares em aparelhos com o sistema operacional Android [do Google] e não conseguimos achar. Não temos conhecimento de que outras empresas estejam fazendo algo semelhante", disse. 

Simon Davies, diretor da organização não-governamental Privacity International, considerou o fato como uma "preocupante descoberta", uma vez que os dados são arquivados sem o consentimento dos usuários. "A localização é um dos elementos mais sensíveis na vida de uma pessoa.A existência dessas informações representa uma grande ameaça. A Apple não levou à sério a questão da  privacidade quando desenvolveu o aparelho", disse. 

Os pesquisadores Warden e Alasdair Allan descobriram o arquivo enquanto procuravam uma fonte de dados móveis, e já criaram uma página na internet que responde a questões sobre ele. O site também permite que os usuários verifiquem quais dados de seus iPhones foram retidos.