ASSINE
search button

Cadela dá à luz 18 filhotes no interior de SP

Compartilhar

CAMPINAS - Uma cadela pitbull chamada de 'Menina' surpreendeu ao ganhar uma ninhada de 18 filhotes na quarta-feira, em Rio Claro, interior de São Paulo. 'Menina' pode entrar no livro dos recordes como o animal de sua raça que teve o maior número de filhos no mundo. Um dos cachorrinhos não resistiu.

"Não conheço registro de um pitbull com tantos filhotes. O comum seria uma gestação de dez ou 11 no máximo", afirmou a médica veterinária Roberta Escrivão de Campos, que trabalhou no parto dos cachorrinhos.

Segundo a veterinária, o maior número de gestação de filhotes de cães no Brasil aconteceu com uma cadela da raça fila brasileiro, que gerou 22 animais, dos quais apenas 10 sobreviveram.

 

'Não parava de sair cachorrinho'

Roberta disse que a quantidade de cachorrinhos de 'Menina' assustou os colegas da clínica. Foram duas horas e meia de cirurgia, o dobro que o normal. O parto foi realizado por três veterinários, com o auxílio de cinco estagiários e até da secretária do consultório. "Quando abrimos a barriga dela não parava de sair cachorrinho", afirmou.

'Menina' pesava 48 kg quando chegou para o atendimento, sendo 10 kg a mais que o normal. A cadela foi submetida a uma cesariana. Um dos filhotes morreu e é provável que outros também não consigam sobreviver.

Para tratar da ninhada o dono dos animais terá que complementar a alimentação com mamadeira. "Os cachorrinhos até que nasceram fortes mas a cadela tem apenas 10 tetas e vai faltar leite para todo mundo", disse a veterinária.