Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa

Portal TerraMichelle Achkar

O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.

Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.

Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.

Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.

Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. "O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora.

Os resultados do levantamento vão ao encontro de outros já feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.

Os médicos que realizaram o levantamento sugeriram que homens também sejam vacinados contra o vírus, como é recomendado para as mulheres. Em países como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne até 90% dos casos de infecções.

No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, contra os tipos mais comuns de câncer do colo do útero, mas o governo alerta que não há evidência suficiente da eficácia da vacina, o que só poderá ser observado depois de décadas de acompanhamento. O governo também recomenda a prática de sexo seguro como a melhor maneira de se prevenir.

Tags: CÂNCER, oral, sexo

Compartilhe:

Comentários

28 comentários
  • Irveg, São Gonlçalo - rj

    O que causa o Cancer são os aditivos colocados nos alimentos, bebidas, fumos, remédios, águas. Estes sin são os verdadeiros causadores do Câncer. Hormonios, antibióticos, derivados de fenóis., os flavorizantes, os aromatizantes, os edulcorantes. Os produtos de higiênicos contendo ácidos artificiais, altas doses de derivados do petróleo....

  • Pablu, Rio de Janeiro

    Ih brother..
    Logo falo que deu ruim então :|

  • julita, rj

    muito interessante!!!!

  • Cláudio, Rio de Janeiro

    Viu Julita?! cuidado!

  • dhon, rio branco

    cuidado lmt

  • sasrj_BR, Duque de Caxias

    Levando-se em conta a precocidade da descoberta do sexo, o que vai ter de gente hoje preocupada com isso...

  • ONTÕIM, XIFROLANDIA-RONDONIA

    VAI SER UM ESTRAGA PRAZER DESGRAÇADO HEIN !!!ESTRAGOU A MELHOR PARTE

  • fafabruh., MAGÉ

    Nossa , é dificil de acreditar mesmo tendo afirmaçoes .
    :/

  • Renata, Belo Horizonte

    Ainda bem que vi q lançaram uma calcinha protetora para sexo oral. Achei mais prática que a camisinha feminina. Se a gente faz com eles tb precisam aprender!!!

  • jorge, argentina

    cuidado con meter la lengua muy adentro...

  • Allan D long, barra dos coqueiros - sergipe

    Esses medicos devem ser muito conservadores.Se isso fosse verdade só aqui na minha cidade seria uma calamidade.Imagina esse povo da midia sexual.Todo mundo andava com aquele aparelho na garganta.Agora na moral mano!Isso é pura maldade com as pessoas que sofrem da doença,alem do sofrimento ainda tem que encarar gozação desse tipo.Reportagem de mau gosto.Mas enfim é noticia.Tem que divulgar

  • Marcos vinicius, Juiz de fora

    Isso é um absurdo!
    Não concordo..se as mulheres chatas ,já não gostam de fazer sexo ..duas vezes por semana..imagine vc.o homem chega em casa ,cheio de tezão e mulher diz :
    "não posso acariciar,beijar lamber e toccar para vc ..compre uma boneca no sex shoping que ela irá ficar com a boca aberta para vc ,fazer ela como sua p".
    Nem vc homem poderá lamber bombril com a boca ,nem as mulheres chupar manga..que coisa!.. cada dia mais o ser humano ,está mais perto dos animais em pensamento e atitudes!.

  • Diego, Argentina

    Al menos vai morrer feliz... ja ja ja

  • Maria, natal

    Essa universidade descobriu o que todo mundo já sabe! Existe virus sim, mas entre ser feliz e morrer triste, é melhor morrer feliz! rsrsr

  • ,

    mentira ... isso o dize uma mulher, rsss, uma pesquisadora sem provas cientificas, so chances e riscos ... minhas namoradas seguiram jantando pau bem duro ¡¡¡

  • Valdek Costa, Salvador - Bahia

    Voces não atentaram para um detalhe: a foto das mulheres se beijando... Foi por acaso? Acho que não... Existe aí uma mensagem subliminar que quer direcionar para um beijo específico... Me parece que essa é a cena de uma determinada novela exibida pelo SBT de duas mulheres beijando. Será que é coincidência ou preconceito mesmo?!

  • ciro, natal

    eu falo sempre pra meus amigos, silvio, caca, jairtom e outros... cuidado, é melhor ir dando que chupando....

  • Cunha, Niterói

    É bem verdade que todos precisam se cuidar realmente. O sexo era tido como coisa impura e suja pela própria con dição humana. Primeiro a higiene. O banho era considerado pecado. Imaginem então como era ! Não é a toa de tantas compatações e piadas ... Em certos cantos deste mundo, banho é evento semanal,mesmo no verão! Além isso tudo , o tabú de não cuidar da saúde das genitálias, como se não fosse necessário,por ser local vinculado ao "pecado", uma região de criação do feudal "satanás". A maldade dos manipuladores da fé e moral ainda observam seus frutos plantados por séculos e ,a razão e a medicina, fazem o ser humano descobrir a importância de sua saúde plena e poder encarar o prazer como algo desatrelado ao imundo e foco de parasitas devastadoras.
    Não defendo a promiscuidade, mas o lado lógico da preservação da saúde de todo corpo e mente, não igualando o sexo à ato semelhante a nadar em águas impuras ou desvirtuá-lo na direção ao banal, ilógico e inconsquente.

  • Rogerio Mariano, Nova Iguaçu

    E agora? Vamos ter que partir direto para o jogo. Não gostei.

  • Paulão, Piratininga _ Niteroi

    gente....é só pingar limão antes....

  • João, Brasilia

    Muito melhores os comentários bem humorados do que do artigo. As pesquisas estão sempre mudando. Em algum tempo pode sair uma outra até dizendo o contrário, não é?

  • Wesley Dos Santos, Rio de Janeiro

    Mandou benzaaaço Cunha.

  • Dedinha Ramos, Aracaju

    Que pena!

  • Henrique, Brasília

    Concordo com o Paulão, pinga limão, ou qualquer outra coisa, o que não dá é fica sem...

  • Essa é fog, Brasil

    Mas uma? Boiolagem tremei!

  • Ramiro Garcez, Nova Iguaçu

    Acho que ta errado.
    Nós ajudamos a mulherada a prevenir o câncer escovando a garganta delas com nossa escova especial. Até usamos o nosso anti-séptico poderoso que mata todos os vírus e bactérias.
    Se pararmos, o número de mulheres com câncer de garganta aumentará muito!

  • Dom Elias, Rio de Janeiro

    Pra mim que sou hétero, só tenho um pedido à fazer:
    Seu garçon faça o favor de me trazer depressa
    Uma radioterapia e uma quimioterapia.
    Que não sejam requentadas.

  • NADRA KALLAS, BELO HORIZONTE

    Esse mundo tá cada dia pior. Agora até pagar um boquete tá dando cancer!!!

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.