ASSINE
search button

Estudo mostra relação de usuários de smartphones com apps

Compartilhar

Um estudo realizado pela Nokia em parceria com Trevor Pinch, professor da universidade americana Cornell University, mostra que 55% dos usuários de smartphones acreditam que os aplicativos beneficiam suas vidas. Entre os entrevistados, 43% afirmaram acessar seus aplicativos muitas vezes no dia, em diferentes situações, informou a empresa em comunicado enviado à imprensa.

A pesquisa, realizada em 10 países - incluindo o Brasil - aponta novos costumes de usuários de smartphones. Segundo a empresa, os aplicativos estão se tornando intrínsecos ao modo de vida atual, a partir disso é possível dizer que a coleção pessoal de aplicativos representa as necessidades, personalidade e interesses dos usuários.

Além disso, características do País de origem daqueles que responderam à pesquisa também puderam ser observadas. Entre os brasileiros, por exemplo, 42% dos entrevistados disseram baixar aplicativos relacionados à música, como ringtones, reconhecimento de faixas e revistas sobre o tema. Já os alemães preferem aplicativos funcionais, como despertadores e lanternas (29%), enquanto os indianos tendem ao perfil corporativo, com e-mail e gestores de gastos, informou a Nokia.

Os aplicativos mais baixados são games (38%), redes sociais (35%) e música (29%). O estudo aponta ainda que 71% têm até 30 aplicativos em seus smartphones, sendo que um quinto (20%) deles disseram deletar todos os apps similares quando há outro melhor. A empresa atenta para o fato de que ter e usar aplicativos não são sinônimos. Neste sentido, um terço dos usuários de smartphones (30%) alega usar a maior parte dos programas instalados em seu aparelho, mas não todos.

Os que mais usam são os indianos: 14% dizem utilizar todos os apps instalados. Enquanto isso, 23% dos britânicos admitem que dificilmente usam os aplicativos baixados.