ASSINE
search button

Nasa fará anúncio nesta quinta-feira sobre vida extraterrestre

Compartilhar

WASHINGTON - A Nasa - a agência espacial norte-americana - realizará nesta quinta-feira, às 17h, em Washington, uma conferência para discutir a astrobiologia, que deverá impactar a busca por evidências de vida extraterrestre. A astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.

Os autores do anúncio da descoberta para a busca de vida extraterrestre serão a diretora do Programa de Astrobiologia, Mary Voytek, a pesquisadora da astrobiologia, Felisa Wolfe-Simon, a astrobióloga, Pamela Conrad, Steven Benner, da Fundação para a Evolução Molecular Aplicada (Gainesville) e James Elser, professor da Universidade do Estado do Arizona.

 

Lua de Saturno, Titã pode abrigar vida

Titã é uma lua única de Saturno. É, por exemplo, o único corpo fora da Terra a ter uma superfície estável o suficiente para abrigar substâncias em estado líquido, segundo indicam estudos. Contudo, o mar de Titã não é constituído de água, e sim de uma mistura de metano, etano e, talvez, nitrogênio líquidos a uma temperatura de aproximadamente -184°C.

A vida em Titã seria, inclusive, baseada em metano. Neste ano, a Nasa - a agência espacial americana - anunciou evidências de vida nessa lua. Segundo a agência, o astro é o único conhecido fora da Terra a possuir características químicas para abrigar vida.

Em junho, a Nasa disse ter descoberto uma variação na quantidade de recursos, como hidrogênio, na superfície de Titã. Duas pesquisas feitas tiveram resultados diferentes, sendo que a primeira mostrou uma maior quantidade que a segunda. Os cientistas acreditam que esses recursos tenham sido consumidos pela forma de vida presente no satélite natural.