ASSINE
search button

Nasa desiste de lançar Discovery antes de 17 de dezembro

Compartilhar

 

A Nasa desistiu de lançar o ônibus espacial Discovery no início de dezembro, como previa, e tentará realizar a operação entre 17 e 20 de dezembro, para ter tempo de estudar as causas das fissuras no tanque externo da nave, indicou nesta quarta-feira.

"Claramente não estamos prontos para um lançamento entre 3 e 7 de dezembro", disse John Shannon, diretor do programa do ônibus espacial em uma coletiva de imprensa, acrescentando que poderá ser feita uma tentativa entre 17 e 20 dezembro.

"Nós realmente precisamos compreender o risco" apresentado por essas fissuras, que nunca antes foram observadas, enquanto a nave já estava sobre a plataforma de lançamento, acrescentou, destacando que se trata de "um problema complexo."

A Nasa já cancelou o lançamento do Discovery no dia 5 de novembro por um vazamento de hidrogênio, durante o abastecimento do tanque externo.

Depois, os técnicos descobriram uma fissura de 51 cm em uma parte da espuma isolante do tanque, assim como várias fendas nos suportes de alumínio sob a espuma danificada.