ASSINE
search button

Onibus espacial Discovery está pronto para fazer última viagem ao espaço

Compartilhar

A nave espacial Discovery está pronta para realizar sua última viagem, prevista para quarta-feira: missão de 11 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), realizando um dos últimos voos da frota americana.

A nave da missão STS-133, comandada por Steve Lindsey, de 50 anos, deveria inicialmente decolar nesta segunda-feira, mas a viagem foi adiada duas vezes para reparar escapamentos menores na pressurização de um motor de navegação orbital.

Começou domingo, às 18H00 GMT, a contagem regressiva oficial para o lançamento na quarta-feira, às 19H52 GMT (15H52 locais) da plataforma 39-A do Centro Espacial Kennedy perto de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), numa janela de dez minutos.

Será o quarto e último lançamento este ano de um ônibus espacial e, ao mesmo tempo, o último do Discovery, em particular.

O Discovery é a nave mais antiga das três que compõem a frota espacial americana (junto das naves Atlantis e Endeavour). Fez seu primeiro voo em 30 de agosto de 1984. Na quarta-feira terá completado o de número 39.

A agência espacial americana (Nasa) tem programado outro lançamento à ISS para o final de fevereiro.

O orçamento 2011 da Nasa recentemente aprovado pelo Congresso e firmado pelo presidente Barack Obama deixa a porta aberta a um voo adicional, talvez em junho de 2011.

A missão da tripulação de seis astronautas americanos, entre eles uma mulher, é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado de forma permanente à ISS, facilitando a realização de experimentos científicos.

O Discovery também levará em seu compartimento de carga, o Robonaut 2, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, que se converterá em hóspede pe