ASSINE
search button

Petrópolis sedia maior evento brasileiro de computação de alto desempenho

Compartilhar

      RIO - Começa nesta quarta-feira, no Centro de Convenções de Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a 22ª edição do International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD 2010), o principal evento brasileiro de computação de alto desempenho. O evento vai até dia 30 e é uma parceria entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Ao todo, 350 pesquisadores, professores e estudantes participam desta edição.

Um dos coordenadores do SBAC PAD, o cientista Bruno Schulze (LNCC) comenta que o encontro é de grande relevância para os atuais e futuros profissionais da área, pois tradicionalmente reúnem-se alguns dos maiores nomes que contribuem para o desenvolvimento da computação de alto desempenho. Por exemplo, este ano comparecem Willian D. Gropp, da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), César Gonzales, da IBM, e Rafaelle Tripiccione, da Università di Ferrata.

- A participação de grandes nomes mundiais, a alta qualidade do trabalho e o relativo baixo índice de aceitação dos artigos são aspectos que fazem do SBAC PAD um evento capaz de proporcionar grandes avanços da computação de alto desempenho - comenta Schulze.

- Dos cem trabalhos submetidos, menos de um terço foi aceito. Vemos, aqui, o alto padrão de exigência da comissão julgadora, formada basicamente por 61 cientistas brasileiros, norte-americanos e europeus - finaliza o doutor em Ciência da Computação.

Outras atividades serão promovidas paralelamente ao SBAC PAD. Entre elas, o Simpósio em Sistemas Computacionais (WSCAD-SSC), um fórum de discussão sobre recentes desenvolvimentos em arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho e sistemas distribuídos, evento para o qual 60 artigos foram submetidos, dos quais 20 foram aprovados.

Ainda na programação do SBAC PAD, a 5ª Maratona de Programação Paralela vai promover competição entre equipes formadas por três membros cada, que terão apenas um computador para solucionar, em cinco horas, nove problemas sobre desafios relacionados à programação paralela e distribuída.

Essas e todas as outras atividades visam ampliar consideravelmente os estudos de computação de alto desempenho, que são, hoje em dia, de fundamental importância para o avanço do conhecimento em diversos segmentos sociais.