ASSINE
search button

A nova moda das academias é o aqua training

Compartilhar

Pamella Lima, Jornal do Brasil

RIO - Os exercícios dentro d'água estão mais dinâmicos. Cada vez menos parecidos com uma aula de hidroginástica tradicional, eles têm buscado mais versatilidade e importado metodologias de outras atividades físicas. Em uma aula de acqua training, por exemplo, a pessoa reveza trabalhos usando trampolim, bicicleta, halteres, bastões e luvas.

O acqua training é uma atividade intensa comparada a outras realizadas na água e sem risco de lesões. A aula é um mix de três atividades: hidrobike, trampolim aquático e o hidropower, com trabalhos de resistência nos membros superiores e abdômen explica a coordenadora de Atividades Aquáticas da A!Body Tech de Copacabana, Amanda Arromba.

Segundo a professora, a atividade foi criada por uma exigência do mercado, de pessoas que buscavam exercícios mais intensos dentro da piscina. Além disso, Amanda destaca que a atividade não exige muita coordenação motora e que o peso do corpo dentro d'água diminui, facilitando a execução dos movimentos.

No acqua training, você trabalha de uma forma mais lúdica e mais integrada, com mais esforço, potencializando o seu gasto calórico. Além disso, os exercícios na bicicleta e no Jump sobrecarregam a coluna vertebral e o joelho, mas na água isso não acontece explica Amanda .

Perder peso

Velocidade e equilíbrio são exigidos no decorrer da atividade, que também é recomendada para quem quer perder peso. Como o caso de Paola Pereira, de 23 anos, que confessou ter emagrecido muitos quilos desde que começou a fazer as aulas, há quase um ano.

Eu gosto dessa aula porque ela não é monótona. Você está sempre motivada. Ela começa de um jeito e não termina da mesma maneira. Me ajudou muito a perder peso e a manter meu ritmo. Combinando o acqua training com uma boa alimentação, eu consegui perder peso. Eu até caminho na esteira às vezes, mas o acqua me completa mais revela Paola.

Inicialmente, o modelo foi formulado para atrair o público jovem que acreditava que exercícios na água eram destinados exclusivamente para pessoas de mais idade. No entanto, a procura pelas aulas tem demonstrado que em se tratando de saúde e bem estar não existem limites de faixa etária. Muito pelo contrário. Homens e mulheres acima dos 50 anos buscam alternativas para manter o bom condicionamento físico aliando-o à sensações de prazer durante o exercício.

Eu comecei a fazer hidroginástica por recomendação médica, porque tive problemas de hérnia de disco, mas depois eu senti que precisava de algo mais forte. Com exercícios na bicicleta, eu estou bem e não sinto mais dor. A diferença foi brutal. Eu perdi peso, diminui a minha forma e me sinto rejuvenecida diz Marysa Young, de 66 anos, afirmando se sentir mais disposta desde que começou a modalidade.

Eu não saio cansada da aula, pelo contrário, me sinto no pique total garante animada a avó de sete netos.

Marysa Young também acredita que esta atividade lhe traz outra vantagem. Para ela, o circuito, por ser muito dinâmico, exige mais sua atenção e estimula sua atividade cerebral. A tese é confirmada por Walter Martins, cardiologista, especialista em medicina do esporte.

Todo exercício quando bem orientado é válido tanto pela parte cardiorespiratória e ósseo-muscular. Neste caso, numa performance com três variantes de exercício, a exigência de atenção melhora a circulação e oxigenação do cérebro. Então, do ponto de vista psicossomático, sem dúvida, ajuda a evitar problemas artereo-esclerótico diz o médico.

Apesar dos benefícios, o acqua training exige alguns cuidados, por isso não é recomendado para quem não está acostumado a fazer exercícios físicos.

Não é uma atividade para iniciantes, só deve ser feita para quem já pratica exercícios e não tenha nenhuma restrição médica alerta Amanda Arromba, destacando a importância para os alunos sempre passarem por uma avaliação profissional antes de iniciar qualquer atividade.