ASSINE
search button

A opção de ser vegetariano

Compartilhar

Bruno Pontes, JB Online

RIO - Seja pela preocupação por preservar e proteger os animais, como pela opção de se ter uma vida mais saudável, a escolha de adotar o vegetarianismo para a própria vida tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje, sendo defendido pelos que optam por essa nobre filosofia de vida com considerável e respeitoso empenho.

Quem escolhe para sua vida esta mudança, vista por muitos como radical e superficial, garante que muita coisa muda após a decisão, como é o caso do designer e ativista Fábio Chaves, que tem mostrado através de seu site vista-se uma maneira não apenas de protestar contra a matança de animais, como de incentivar no crescimento do vegetarianismo no Brasil.

- Ser vegetariano se transformou para mim em uma filosofia de vida, até mais que isso, uma causa. Pensei nos animais e na minha saúde explica Fábio, que conta que no início da transição de 'carnívoro' para vegetariano a maioria das pessoas sente falta de comer carne vermelha.

Ninguém melhor para falar sobre o 'cardápio natural' do que um nutricionista. Especializado em dieta vegetariana e presidente da ONG Veddas (www.veddas.org.br), George Guimarães explica que a pessoa pode começar aos poucos, e que a determinação na hora de se tornar vegetariano é fundamental.

- A pessoa sente falta do sabor da carne e das sensações de bem-estar momentâneo que ela proporciona, mas quando ela insiste em passar para a dieta vegetariana percebe que a troca foi muito mais vantajosa e que sua saúde agradecerá no futuro explica George, que através de sua ONG, divulga não só esta saudável filosofia de vida, como a defesa fervorosa dos direitos dos animais, que sofrem por sua vez não apenas na indústria da carne, mas como também no comércio criminoso de casacos de pele.

Esses direitos também ajudaram no crescimento do vegetarianismo no país, principalmente através da internet.

Segundo o nutricionista, a questão animal vem ganhando cada vez mais notoriedade até de quem não é vegetariano e este recurso da era moderna se tornou um importante aliado pela causa.

- Temos buscado através da internet, conscientizar as pessoas sobre a verdadeira importância dos reflexos que suas ações têm nos animais e em sua própria saúde diz George Guimarães.

A popularização do vegetarianismo também ganhou espaço próprio. Marco Clivati, editor da revista 'Vegetarianos', publicação nacional especializada no assunto afirma que a luta por uma alimentação que ao mesmo tempo seja saudável e não maltrate os animais têm sido forte e que a revista tem feito sua parte.

- Ela nasceu para ser o centro de informação e a voz dos vegetarianos na sociedade. A indústria da carne é um grande mal para o bem-estar do planeta e os animais são tratados como meros objetos e fonte de recurso natural. Nosso papel é mostrar o quanto as pessoas estão perdendo ao se deixarem enganar explica Clivati.

A divulgação também ganhou importantes aliados no cenário artístico.

Após a conhecida mudança do ex-beatle Paul McCartney para a dieta vegetariana, o número de curiosos que manifestaram o interesse em experimentar a 'nova experiência' cresceu bastante.

No Brasil, os meio musicais têm batido ponto nesta saudável filosofia de vida e dado bons exemplos de como ser vegetariano sem ser careta. O músico André matos, ex-vocalista do extinto grupo Shaman, conta que sempre teve uma certa proximidade com a alimentação natural desde pequeno, mas que no começo da carreira ainda era difícil encontrar uma variedade de alimentos naturais.

- Quando viajava em turnês até um tempo atrás, era complicado na correria de troca de hotéis pedir uma alimentação natural. Hoje em dia isso mudou e em todo lugar há produtos nesta linha explica André que afirma que hoje em dia não consome mais nada que seja de origem animal, incluindo laticínios.

Sobre a popularização do vegetarianismo dentro do meio artístico, André Matos explica que as pessoas que aderiram a causa enxergam mais além do que uma simples fase temporária.

- Tem se popularizado porque isso se reflete a uma consciência ecológica e humanitária. O vegetarianismo seria uma solução até para acabar com a fome mundial. Mas infelizmente ainda não interessa para a indústria fazer esse tipo de coisa conclui o vocalista, que costuma ler livros e assistir documentários sobre o assunto com freqüência.