ASSINE
search button

"BBC' consegue aprovação para permitir o download de seus programas

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - A rede pública britânica 'BBC', que em 2005 foi a primeira a anunciar que permitiria fazer o download de seus programas de rádio e televisão, conseguiu a aprovação oficial para que o público possa ter acesso ao serviço a partir do segundo semestre.

Após consultar mais de 10.500 espectadores, o organismo regulador da 'BBC' aprovou esta semana o lançamento do serviço de rede, pelo qual os telespectadores poderão ter acesso aos programas televisivos e radiofônicos emitidos nos sete dias anteriores e baixar episódios de séries.

Graças ao sistema 'iPlayer', que precisou de quase três anos de desenvolvimento, o público poderá salvar durante 30 dias os downloads nos computadores e, uma vez abertos, terá sete dias para ver séries como 'Doutor Who' e 'Life on Mars', para assegurar que as vendas de DVD não sejam prejudicadas.

No entanto, o diretor-geral da 'BBC', Mark Thompson, não conseguiu que o organismo regulador da corporação permitisse downloads gratuitos de música clássica pela internet, em função do dano que o serviço poderia causar para as vendas comerciais, apesar do desejo de dois terços dos ouvintes.

Devido ao estado 'precário' do mercado de gravações de música clássica, a 'BBC' não poderá repetir a bem-sucedida experiência de 2005, quando ofereceu o download gratuito de nove sinfonias de Ludwig van Beethoven.

A aposta tecnológica da 'BBC' representa para a rede pública britânica um investimento de £ 131 milhões (mais de ¬ 190 mil) em cinco anos, e, mesmo assim, inicialmente o serviço estará disponível apenas para os usuários da Microsoft.

Embora a 'BBC' tivesse a intenção de ganhar vantagem com relação aos concorrentes privados, a emissora 'Channel 4' se antecipou e, em dezembro, lançou um novo serviço na rede para fazer o download da maioria dos programas por no máximo trinta dias após a transmissão.

A rede de televisão 'ITV' anunciou hoje uma remodelação de seu site que incluirá um serviço similar ao que a 'BBC' começará a oferecer dentro de alguns meses.