ASSINE
search button

Médicos Britâncicos alertam para perigos de 'novo ecstasy'

Compartilhar

Agência JB

INGLATERRA - Vendidas sob nomes como Pep Twisted, Legal E, Nemesis e Euphoria, médicos britânicos alertaram para os perigos deste vermífugo que vem sendo usado como alternativa ao ecstasy em boates e clubes noturnos do país. A revista científica The Lancet, relatou o caso de uma jovem de 18 anos que sofreu uma crise após tomar pílulas de BZP (1-benzilpiperazina), droga que age como estimulante e tem efeitos similares aos da anfetamina.

Ela foi atendida de emergência em um hospital de Londres, tendo chegado ao local com pupilas dilatadas, taxa de batimentos cardíacos a 156 por minuto, e temperatura corporal e pressão sanguínea baixas.

A jovem foi um de sete pacientes com os mesmos sintomas atendidos pelo setor de emergência naquela noite, dizem os médicos. O principal ingrediente no remédio, a piperazina, é normalmente usado como vermicida em animais e seres humanos.

Eles alertaram que a droga, com a qual poucos colegas estão familiarizados, pode causar tontura, vômitos, taquicardia, diarréia e reações alérgicas, e ser até mesmo "potencialmente fatal".

Os efeitos são parecidos com os da anfetamina. Os médicos desconfiam que parte dos casos tidos como de abuso de anfetamina sejam, na verdade, de abuso de BZP.

No mês passado, a Agência Reguladora de Remédios e Saúde (MHRA, na sigla em inglês), tornou ilegal a venda de BZP sem a devida licença.

Até então, as pílulas vinham sendo vendidas em danceterias como um "barato legalizado e à base de ervas", apesar de a droga ser completamente sintética.

(Com informações da BBC Brasil)