ASSINE
search button

Mercosul: dengue afeta 85 mil pessoas e mata 13

Compartilhar

Agência ANSA

BUENOS AIRES - Mais de 85 mil pessoas que vivem em países do Mercosul estão infectadas pela dengue e o tipo hemorrágico da doença já provocou a morte de 13 pacientes, informou hoje o Ministério de Saúde argentino.

O relatório diz que 832 pessoas sofrem de dengue hemorrágica na região, o tipo mais grave da doença, que não foi registrado na Argentina.

O Brasil, segundo o informe, concentra a maior quantidade de casos de dengue, com 53.146 infectados. Enquanto o Paraguai, que tem menor população, apresenta 20.944 casos, o que implica um nível de epidemia.

Nestes países limítrofes com a Argentina também há grande quantidade de casos de dengue hemorrágica. Foram reportados 27 casos no Brasil e 48 no Paraguai.

Bolívia, no entanto, apresenta 1.569 casos, cinco dos quais são do tipo hemorrágico, que provocou uma morte.

A Venezuela, membro do Mercosul há dois meses, reportou 8.858 casos de dengue e 752 pacientes com o tipo hemorrágico.

O Peru conta com 600 infectados, quatro por dengue hemorrágica, e dois mortos, enquanto que o Chile encontrou apenas nove casos de dengue na Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.

Apesar de não constar no informe oficial, o governo uruguaio anunciou no domingo seu primeiro caso de dengue autóctone em um povoado localizado em Salto.

A Argentina, segundo a última atualização da carteira de saúde, apresentava até a segunda-feira 192 casos de dengue confirmados, dos quais apenas oito foram reconhecidos como autóctones.