ASSINE
search button

Descarregar a raiva não acalma e até faz mal, mostram estudos

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK (EUA) - Descarregar a raiva em alguma coisa pode parecer uma boa forma de acabar com o sentimento negativo, mas pesquisadores norte-americanos disseram que o método é ineficaz e pode até ser prejudicial.

Eles revisaram estudos prévios sobre o efeito de desabafar no caso de fortes emoções e todos eles mostraram que isso não reduz as tendências agressivas, e na verdade até as agrava.

Em vez de socar travesseiros, gritar ou jogar objetos inanimados para longe, os pesquisadores sugeriram respirar fundo e tentar relaxar para dissipar a raiva.

- Se descarregar realmente "tirasse" a raiva da pessoa, ela deveria resultar na redução tanto da raiva quanto da agressão. Infelizmente para a teoria da catarse, os resultados mostraram o efeito contrário - disse Jeffrey Lohr, professor de psicologia da Escola de Artes e Ciências J. William Fulbright, da Universidade de Arkansas.

Quem tenta liberar a raiva fazendo exercícios ou descontando na pessoa que a causou acaba ficando mais ressentido, e não menos, segundo os estudos.

- O que as pessoas não percebem é que a raiva teria se dissipado se elas não tivessem descarregado. Além disso, ela teria se dissipado mais rápido se elas tivessem em vez disso tentado controlá-la - afirmaram Lorhn e sua equipe numa declaração.

Os resultados da revisão foram publicados no livro 'The Pseudopsychology of Venting in the Treatment of Anger: Implications and Alternatives for Mental Health Practice' (A Pseudopsicologia de Descarregar no Tratamento da Raiva: Implicações e Alternativas para a Prática da Saúde Mental).

Os autores disseram que há resultados animadores na terapia cognitivo-comportamental, que se baseia no fato de que os pensamentos causam os sentimentos e o comportamento.