ASSINE
search button

Incubadas do Cietec apostam em produtos Web 2.0

Compartilhar

Agência JB

SÃO PAULO - No Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), em São Paulo, uma das maiores incubadoras tecnológicas da América Latina, o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à interatividade do usuário segue em ritmo intenso. A tendência de participação do usuário de modo mais ativo no conteúdo vem gerando uma série de possibilidades de novos negócios.

A Agriaf vem desenvolvendo um software de análise e gestão de risco para o agronegócio. O produto cruza as informações existentes no mercado e a produção do agricultor. Hoje, estas análises só podem ser realizadas por meio de planilhas de Excel, de atuação muito limitada.

No processo, a Agriaf contou com parceiros como a empresa de consultoria em agronegócios Archer Consulting, o Laboratório de Automação Agrícola da Poli-USP e a Embrapa Informática, sediada na Unicamp. A previsão da empresa é de que o produto seja lançado no início de 2008.

Na área de tecnologia voltada para a saúde atua a Infomobile. A empresa desenvolveu o Mobile Medical Manager, um módulo de mobilidade baseado em uma rede sem fio instalada no hospital. A partir dessa rede, o médico pode, por meio de um Assistente Pessoal Digital (PDA), como o Palm ou Pocket PC, consultar qualquer tipo de informação a respeito do paciente, como dias de internação, evolução, sinais vitais, exames laboratoriais, prescrição de medicamentos e antecedentes. Dessa maneira, utilizando as informações via Web, o médico pode atender o paciente da maneira mais rápida e com mais atenção.

A Compass é outra empresa do Cietec com atuação inspirada na interatividade da Web. A incubada faz uso de tecnologias de posicionamento e localização geográfica para desenvolver aplicações e serviços de alto valor agregado, conhecidos como Location Based Services (LBS). Os produtos são desenvolvidos para dispositivos móveis como celulares, PDAs e smartphones e utilizam a rede de telefonia celular tanto para posicionamento quanto para tráfego de dados. A mobilidade já é utilizada na comunicação de diversos setores produtivos, como os de energia, farmacêutica e seguradoras.

Um dos mais importantes centros incubadores do País, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae em São Paulo, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

As incubadoras são uma forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está se fortalecendo a cada dia no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.