ASSINE
search button

Pelo menos 21 pessoas morrem de raiva após mordidas de morcegos

Compartilhar

Agência EFE

LIMA - Pelo menos 21 pessoas morreram nos últimos meses após terem sido mordidas por morcegos que transmitiram a raiva nos departamentos de Puno e Madre de Dios, ao sul do Peru, informou nesta segunda-feira a agência oficial 'Andina'.

O diretor de Zoonoses do Departamento Geral de Epidemiologia (DGE) do Ministério da Saúde, Jorge Gómez Benavides, disse à "Andina' que as vítimas foram atacadas entre julho do ano passado e a primeira quinzena de fevereiro.

As localidades de Mazuko e Huepetuhe, em Madre de Dios, e San Capote, em Puno, notificaram um total de 527 pessoas mordidas.

Gómez Benavides disse que 23 pessoas foram contagiadas com raiva e 21 delas morreram por não receberem a tempo o tratamento médico, já que viviam em regiões afastadas dos centros de saúde.

O especialista explicou que os morcegos hematófagos atacam principalmente à noite e mordem, sobretudo, as crianças na cabeça e os adultos nos dedos dos pés.

As autoridades de saúde decidiram continuar uma campanha de vacinação anti-rábica nas localidades rurais. O risco de mordidas se deve principalmente à pouca proteção nas casas nos acampamentos de lavagem de ouro e nos povoados rurais.