ASSINE
search button

Estudo vincula precocidade sexual a delinquência

Compartilhar

REUTERS

NOVA YORK (EUA) - Adolescentes que iniciam suas vidas sexuais significativamente mais cedo que os demais tendem a cometer pequenos crimes quando ficam mais velhos, segundo um estudo feito com mais de 7.000 jovens dos Estados Unidos.

Os que haviam feito sexo pela primeira vez pelo menos um ano antes do que a média tinham uma chance 20 por cento superior de ter um comportamento delinquente um ano depois. Já os adolescentes que esperaram mais só tinham metade da probabilidade de cometer uma violação, em comparação com o adolescente médio.

-Não que fazer sexo faça de você um delinquente depois, mas é que fazer sexo, e especificamente fazer sexo antes que seus pares, coloca você nessa trajetória diferente de atividade criminosa - disse Stacy Armour, da Universidade Estadual de Ohio, que participou do estudo, publicado na revista Journal of Youth and Adolescence.

A pesquisa também concluiu que os efeitos da atividade sexual precoce se refletem pela vida adulta.

-Se você faz sexo cedo em comparação com seus amigos, pode então se ver envolvido com outros pares que estão adotando comportamento não-convencional'- disse Armour. 'Ao fazer coisas no mesmo ritmo que seus amigos, e ao se tornar mais maduro como garoto, você vai ter esse sistema de apoio mais forte.'

Os pesquisadores usaram dados colhidos em um estudo da Universidade da Carolina do Norte (campus Chapel Hill), que entrevistou adolescentes dos 11 aos 17 anos, entre 1994 e 2002.