ASSINE
search button

Tratamento para câncer de próstata pode trazer problemas cardíacos

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O tratamento de privação de andrógenos, um dos mais comuns contra o câncer de próstata, pode aumentar o risco de problemas cardíacos em pacientes com mais de 65 anos, advertiram hoje oncologistas americanos.

Este tratamento consiste no bloqueio dos hormônios masculinos, que podem acelerar o crescimento dos cânceres de próstata.

Segundo cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber e do Hospital Brigham para Mulheres, os oncologistas devem considerar de forma muito cuidadosa os benefícios do tratamento em questão, que pode provocar um aumento de problemas do coração.

- O tratamento de privação de andrógenos está ligado ao excesso de peso e uma maior quantidade de depósitos de gordura e diabetes, que aumentam o risco de falência cardíaca - apontou Henry Tsai, autor do estudo e médico do Programa de Radiação Oncológica da Universidade de Harvard.

Ao realizar uma análise do registro nacional de homens com câncer de próstata, cientistas compararam o número de mortes por problemas cardíacos entre 735 pacientes com câncer de próstata localizado que tinham recebido este tratamento TPA e 2.901 que não utilizaram-no.

Após considerar fatores de doenças cardiovasculares (diabetes, hipertensão, índice de massa corporal e vício do tabaco), os pesquisadores determinaram que, quanto mais prolongado era o tratamento de privação de andrógenos, mais rápida a morte por um problema cardíaco poderia acontecer.

Essa relação era ainda maior entre homens com mais de 65 anos.

- Estas conclusões ajudarão os oncologistas a determinar que pacientes de idade avançada são melhores candidatos para o tratamento de privação de andrógenos - afirmou Tsai.

- Se um paciente está no grupo de alto risco de sofrer uma doença do coração, será recomendável que o oncologista discuta com ele as vantagens e desvantagens do tratamento antes de tomar uma decisão - completou.