ASSINE
search button

Japão lança o quarto satélite espião

Compartilhar

REUTERS

TÓQUIO - O Japão lançou o quarto satélite espião neste sábado, aumentando sua capacidade de monitorar possíveis ameaças, incluindo as vindas da Coréia do Norte, cujos testes com mísseis nucleares assustaram a região.

Depois de três dias de adiamento em função do mau tempo, o foguete H-2A finalmente foi lançado mesmo sob o céu cinzento na ilha de Tanegashima, no sul do país. Ele transporta o satélite radar que se juntará a outros três --um radar e um ótico-- já em operação.

- O satélite acaba de entrar em órbita e está funcionando normalmente - disse um porta-voz do gabinete do Centro de Inteligência de Satélites, que opera os sistemas.

Com o conjunto de quatro satélites, o Japão poderá monitorar qualquer ponto da Terra uma vez ao dia.

O programa de satélites espiões do Japão começou após a Coréia do Norte lançar um míssil balístico em 1998, que sobrevoou o Japão.

Em 2003, o programa sofreu atrasos, quando um foguete transportando dois satélites saiu de rota e teve de ser destruído, provocando uma espetacular bola de fogo.

A Coréia do Norte intensificou as tensões na região no ano passado, ao realizar um teste nuclear em outubro, logo depois de um fazer testes com mísseis em julho.

Em janeiro, a China destruiu um de seus satélites com um míssil balístico, uma experiência que gerou críticas em todo o mundo.

O foguete lançado no sábado também transportava um satélite ótico experimental, cujo objetivo é aumentar o nível de detalhes obtidos da nova geração de satélites.

No momento, os satélites espiões japoneses podem distinguir objetos de 1 metro ou mais de diâmetros, enquanto os norte-americanos seriam capazes de ver objetos com um décimo desse tamanho.