ASSINE
search button

Sítio neolítico é achado perto de Stonehenge, na Inglaterra

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Evidências de um grande assentamento cheio de casas construídas por volta de 2.600 a.C. foram descobertas perto de Stonehenge, o antigo monumento de pedras no sudoeste da Inglaterra, disseram cientistas na terça-feira.

Eles suspeitam que os moradores da casas, que formam a maior aldeia neolítica já encontrada na Grã-Bretanha, tenham também construído o círculo de pedras que compõe Stonehenge, entre os anos 3.000 e 1.600 a.C.. Em geral, considera-se que Stonehenge foi um templo, um cemitério ou um observatório astronômico.

- Encontramos os restos de oito casas - disse Mike Parker Pearson, professor de Arqueologia da Universidade Sheffield, em teleconferência para anunciar a descoberta.

- Achamos que elas sejam parte de um assentamento muito maior. Suspeito que possamos identificar 25 prováveis locais de casas. Meu palpite é de que há muito mais que isso - acrescentou.

Durante escavações a cerca de três quilômetros de Stonehenge, os cientistas que trabalham num projeto arqueológico de sete anos na região localizaram dezenas de lareiras, e também desenterraram supostas estruturas de camas, armários e outros destroços de 4.600 anos atrás, além de pedras queimadas e ossos espalhados sobre os pisos de argila.