ASSINE
search button

Vírus da gripe aviária detectado na Hungria é o mesmo de 2006

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O vírus da gripe aviária, detectado em granjas de patos na Hungria nos últimos dias, é idêntico ao encontrado na Europa no ano passado, informou o diretor-geral adjunto da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), Jean-Luc Angot.

- Ou o vírus do ano passado continuou circulando em pássaros selvagens na região, ou houve uma nova contaminação - afirmou Angot, após apresentar os resultados das análises realizadas pelo laboratório britânico de Weybridge.

A OIE estuda agora a forma como o vírus conseguiu permanecer na região.

As análises do laboratório de Weybridge indicam que o vírus detectado agora na Hungria é similar em 99,4% ao encontrado na região no primeiro semestre do ano passado, após a chegada de aves migratórias procedentes da Ásia.

Angot disse que o vírus, que no ano passado revelou ser muito mortal nas aves selvagens, 'parece não ter sofrido modificações'. Caso essa informação seja confirmada, pode indicar que o vírus é pouco dado às mutações, o que restringiria a temida possibilidade do surgimento de uma variedade que afete seres humanos.

O responsável da OIE afirmou que é possível que alguns pássaros selvagens tenham sobrevivido ao vírus e que, em algum momento, tenham entrado em contato com aves domésticas, e as tenham contaminado.

- Temos um inverno bastante quente, e, por isso, muitas aves migratórias ficaram no leste da Europa. Pode ser que entre elas haja portadores saudáveis do vírus', disse Angot, que afirmou que, por enquanto, os especialistas trabalham com várias hipóteses.