ASSINE
search button

Japão confirma terceiro caso de gripe aviária

Compartilhar

Agência JB

TÓQUIO - O Japão confirmou outro surto de gripe aviária em uma granja no país e mais testes serão realizados para avaliar a presença de uma cepa do vírus H5N1, disse o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira. O ministério disse em comunicado que testes mostraram a presença de um tipo de gripe aviária entre galinhas na granja da cidade de Takahashi, onde 49 das 12 mil aves morreram desde sexta-feira.

O vírus H5N1 matou pelo menos 164 pessoas em todo o mundo desde 2003, a maioria delas na Ásia, e mais de 200 milhões de aves foram sacrificadas ou isoladas para evitar que o vírus se espalhasse. O surto é o terceiro no Japão este mês, mas até o momento não houve casos de contágio humano. As últimas contaminações do H5N1 em humanos no país datam de três anos atrás.

O ministério disse ter ordenado que todas as aves na fazenda sejam mortas e que o local passe por uma desinfecção. No começo do mês, o Japão teve dois focos do vírus entre aves no distrito de Miyazaki, maior região criadora do país.