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Biólogo americano sugere 'donut' com cafeína para o café da manhã

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Agência EFE

WASHINGTON - Um pesquisador dos Estados Unidos parece ter encontrado a solução ideal para as pessoas apressadas ou ocupadas demais para tomar um café com bolinhos: o 'donut' com cafeína.

Segundo explica hoje o site 'NutraIngredients-USA.com', o biólogo molecular Robert Bohannon quis combinar num só produto a resposta às duas grandes necessidades matutinas: encher o estômago e despertar.

Bohannon, professor da Universidade de Duke, em Durham (Carolina do Norte), que diz beber quatro a seis xícaras de café por dia, afirmou ao site que suas primeiras experiências tiveram um resultado desagradável. O problema é que a cafeína não é muito solúvel e deixa um sabor amargo.

O inventor contou com a colaboração de vários especialistas da indústria alimentícia que reduziram a cafeína a pequenas partículas para isolar assim seu sabor amargo.

Bohannon não revelou todos os detalhes do processo para introduzir a cafeína em microcápsulas, porque ainda está sendo patenteado, mas afirmou que utiliza técnicas muito complexas.

Os novos produtos, registrados com as marcas 'Buzz Donut' e "Buzzed Bagel', ainda não estão no mercado. Mas seu criador já entrou em contato com grandes redes comerciais, como Starbuck's e Dunkin' Donuts.

A dose de cafeína pode ser alterada à vontade de quem comercializar o produto. Segundo seu inventor, a quantidade ficará entre 50 e 100 miligramas. Uma xícara de café convencional tem 50 miligramas.

- O excesso de cafeína era uma das preocupações, mas nosso procedimento permite controlar a quantidade exata de cada ingrediente - explicou.

De acordo com o 'NutraIngredients- USA.com', os 'donuts' e "bagels', duas das guloseimas mais clássicas nos EUA, podem ser complementados não só com cafeína, mas também com vitaminas e minerais. A possibilidade mudaria o conceito do consumidor sobre os produtos, tipicamente associados a grandes quantidades de gordura e açúcar.

Bohannon, porém, ainda teme a reação do grande público, tanto pela novidade do produto quanto pela mistura de conceitos de comida saudável e 'lixo'.