ASSINE
search button

Mau tempo pode mudar aterrissagem do Discovery

Compartilhar

EFE

HOUSTON - A ameaça de mau tempo na península da Flórida pode obrigar a Nasa a mudar o local de aterrissagem do ônibus espacial Discovery, previsto inicialmente para esta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, disseram hoje as autoridades da agência espacial americana.

As alternativas em estudo são as bases Edwards, na Califórnia, e White Sands, no Novo México, acrescentaram. - É muito provável que avaliemos as condições do tempo na sexta-feira antes da escolha final, disse Phil Engelauf, chefe do escritório do diretor de vôos da Nasa, aos jornalistas no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston (Texas).

O retorno ao Centro Espacial Kennedy está previsto para as 18h56 (de Brasília) de sexta-feira, após uma missão de 12 dias para continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A previsão é de nuvens baixas, ventos e chuvas na região de Cabo Canaveral. Os astronautas fizeram uma nova revisão da estrutura da nave com câmeras por controle remoto, prevendo a possibilidade de danos que pudessem pôr em risco o retorno.

- Até agora tudo vai bem. Os sistemas do veículo estão funcionando bem e a tripulação se encontra em boa forma, disse Engelauf. A revisão do veículo é uma operação de rotina antes da reentrada na atmosfera terrestre desde o desastre do Colúmbia, em 1º de fevereiro de 2003. Na ocasião, a nave se desintegrou como resultado de um buraco em sua estrutura causado por uma placa de isolamento que se soltou do tanque externo no momento do lançamento