ASSINE
search button

Satélite Corot buscará planetas como a Terra

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O satélite científico francês Corot será lançado no próximo dia 27, na Base Espacial Baikhonur, no Casaquistãom em busca de planetas como a Terra. O Brasil também está envolvido na missão, assim como laboratórios franceses e de outros países europeus, como Alemanha, Áustria, Bélgica e Espanha.

O satélite Corot irá procurar planetas fora do sistema solar (exoplanetas) e fará a sismologia estelar (estudo da estrutura das estrelas e de sua evolução). Para isso, medirá variações na intensidade da luz desses corpos celestes com uma precisão jamais alcançada que, aliada a longos períodos de medição em cada região do céu, levará à detecção, pela primeira vez na história, de outros planetas do tamanho da Terra, e capazes de abrigar vida superior.

Estima-se que o Corot descobrirá cerca de mil planetas gigantes como Júpiter e uma centena semelhantes à Terra.

A missão está inserida no programa de minissatélites da agência espacial francesa CNES. Com peso total de 600 quilos, e dimensões de 4X6 metros, o satélite teve um custo total de 120 milhões de euros. O equipamento será colocado numa órbita polar (norte-sul), que permitirá a observação do céu por cerca de 150 dias ininterruptos, um dos grandes trunfos do experimento. O satélite deverá funcionar por pelo menos de três anos