ASSINE
search button

China aplica sistema operacional para Defesa, desenvolvido no país

Compartilhar

EFE

PEQUIM - A China começou a utilizar com sucesso seu sistema operacional de informática 'Kylin' no setor da Defesa, segundo a agência estatal 'Xinhua'.

Até agora, o 'Kylin' tinha sido usado somente nos setores financeiro, administrativo, educativo e de bolsas de valores, também com sucesso.

Compatível com os serviços operacionais dominantes no setor, o sistema passou pela análise feita por um painel de especialistas estatais responsáveis pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Alta Tecnologia 863.

O 'Kylin', cujo nome remete a um animal mitológico chinês, pode ser usado por vários microprocessadores e em computadores de diferentes estruturas.

Os sistemas operacionais usados na China costumam ser produtos desenvolvidos no exterior, e o 'Kylin', para o Ministério de Ciência e Tecnologia, responde a um esforço pelo desenvolvimento do software informático chinês, considerado uma estratégia nacional.

O sistema operacional foi criado por um programa governamental e desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia para a Defesa Nacional.

Recentemente, a universidade assinou um acordo com a empresa chinesa Lenovo, o terceiro maior fabricante mundial de laptops, que no ano passado comprou a divisão de PC da IBM para a produção e aplicação deste programa operacional