ASSINE
search button

Ninho raro de dinossauro com ovos e embriões vai a leilão

Compartilhar

Reuters

LOS ANGELES - Um fóssil de ninho de dinossauros de 65 milhões de ano excepcionalmente bem preservado com alguns ovos quebrados expondo pequenos esqueletos será leiloado em Los Angeles no domingo.

O ninho de raptors, selvagens dinossauros predadores, deve atingir entre 180 mil e 200 mil dólares.

- É provavelmente um dos melhores ninhos de dinossauros no mundo. Para os pequenos esqueletos ainda estarem dentro dos ovos, dobrados bonitos assim, significa que deveriam estar quase prontos para nascer - disse Thomas Lindgren, consultor diretor do Natural History para os leiloeiros Bonhams e Butterfields.

Lindgren disse que o ninho com 22 ovos, envolto em arenito e contendo aproximadamente 10 embriões completos, teve origem na China. Esteve nas mãos de colecionadores particulares na Ásia durante os últimos 20 anos antes de ser vendido para um americano.

Dezenas de milhares de dólares foram gastos em preparação científica e estudos para determinar exatamente qual das entre 6 e 8 espécies de pequenos raptors conhecidas o ninho pertencia. Isso será revelado em um trabalho acadêmico de 2007 que está sendo preparado agora.

O leilão, que também inclui muitos esqueletos pré-históricos e ossos de dinossauros, dentes e ninhos parciais, chega em um momento de renovado interesse internacional nos dinossauros, particularmente na Ásia, onde muitos países estão incentivando programas de construção de museus.

- Dinossauros estão mais quentes do que nunca. É um mercado bastante colecionável, especialmente para exemplares de alta qualidade - disse Lindgren.

Lindgren disse que o ninho pode continuar em mãos particulares ao invés de ir para um museu, pelo menos inicialmente.

- Infelizmente, a maioria dos museus está lenta em conseguir juntar fundos a curto prazo. Mas isso não significa que não acabará indo para uma instituição. A maioria dos museus nos Estados Unidos foi fundada por colecionadores particulares que foram doados por pessoas - disse ele.