ASSINE
search button

Homem é detido por colocar à venda na web o cabelo de Ramsés II

Compartilhar

EFE

PARIS - Um homem que tinha colocado à venda na internet mechas do cabelo do faraó egípcio Ramsés II foi detido em sua casa na localidade francesa de Saint-Egreve (sudeste), segundo fontes policiais.

A Polícia abriu uma investigação ao ser informada de que o francês pretendia vender o material na web. O homem dizia ter obtido o cabelo da múmia quando seu pai trabalhou com um grupo de egiptólogos, segundo as fontes.

O homem tinha colocado um anúncio no site Vivastreet.fr, no qual oferecia 'mechas do cabelo da múmia de Ramsés II' por 2.000 euros e, para comprovar sua autenticidade, publicava fotografias e certificados.

Segundo o detido, ele talvez era a única pessoa no mundo que tinha mechas do cabelo do faraó.

A múmia de Ramsés II está conservada no Museu do Cairo, mas foi levada para a França em 1976 para determinar as causas de um estranho mal que deteriorava os restos mortais do faraó, que reinou entre 1279 e 1213 a.C.

Vários egiptólogos franceses analisam agora a hipótese de que amostras da múmia tenham sido roubadas durante a análise na França. Os cientistas franceses ainda consideram que repercussões teriam para eles se a versão do vendedor for confirmada.

A múmia, que foi submetida a análises com raios gama na França, o que permitiu a detecção do fungo Deadalea biennis fries, que estava causando a doença, voltou em 1977 ao Egito, de onde não saiu mais.

As análises científicas também permitiram estabelecer que o faraó tinha cerca de 80 anos ao morrer, que media 1,72 metro e que tinha a pele clara e dentes muito deteriorados