ASSINE
search button

Primeiro transplante parcial de rosto foi um sucesso

Compartilhar

PARIS - O primeiro transplante parcial de rosto, realizado há um ano em uma mulher, na França, foi um sucesso, afirmaram nesta segunda-feira os cirurgiões responsáveis pela operação.

- É um êxito anatômico e funcional, e o resultado estético é excelente - indicaram os hospitais universitários de Amiens e Lyon, em comunicado divulgado no primeiro aniversário do transplante.

O transplante foi realizado na francesa Isabelle Dinoire, de 39 anos, que havia tido o rosto desfigurado ao ser atacada por um cachorro.

As cicatrizes do transplante de nariz, boca e queixo regrediram consideravelmente, apesar de ainda persistir uma ligeira assimetria, informa o jornal 'Le Parisien', ao qual a mulher declarou que "voltou a ter uma vida normal, e retornará ao trabalho dentro de algumas semanas'.

Após falarem sobre a restauração das funções de mastigação e fala, os médicos indicaram que os progressos constatados, tanto no plano da sensibilidade como na parte motora, foram sendo confirmados com o passar dos meses.

O tratamento imuno-depressor permitiu que fossem evitados episódios de rejeição.