ASSINE
search button

Mulheres acima do peso têm menor risco de câncer de mama

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - As mulheres jovens que estão acima do peso têm um risco menor de desenvolver câncer de mama antes da menopausa, segundo um artigo publicado nesta segunda-feira pela revista 'Archives of Internal Medicine'.

Um índice de massa corporal alto, especialmente no início da idade adulta, pode estar vinculado à redução do risco de câncer. Esta relação não parece estar associada aos problemas de ovulação que mulheres com excesso de peso possam desenvolver, segundo afirmou o estudo.

A equipe de pesquisadores, liderada por Karin Michels, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, analisou os casos de 113.130 mulheres pré-menopáusicas cujo histórico médico foi acompanhado desde 1989.

Outros estudos anteriores haviam observado a ligação entre o índice de massa corporal mais alto e o menor risco de câncer.

O índice alto também pode estar vinculado a ciclos menstruais irregulares ou longos, e ao desenvolvimento da síndrome de quistos múltiplos nos ovários e diminuição da fertilidade.

Todos estes transtornos da ovulação diminuem os níveis dos hormônios estradiol e progesterona, e por muito tempo se considerou que estes níveis menores poderiam explicar a redução do risco de câncer de mama.

"Mas poucos estudos exploraram se estes ou outros fatores trazem elementos de compreensão da proteção inesperada que um alto índice de massa corporal dá à mama pré-menstrual', indicou o artigo.

Entre 1989 e 2003, foram registrados 1.389 casos de câncer de mama entre as mais de 100 mil mulheres que participaram do estudo.

As mulheres com um índice de massa corporal de 30 ou mais mostraram um risco de câncer de mama de 19%, menor que o das mulheres com um índice que varia entre 20 e 22,4.

As mulheres cujos índices de massa corporal eram de 27,5 aos 18 anos mostraram 43% de risco de desenvolvimento de câncer de mama, mais baixo do que os das que tinham índice entre 20 e 22,4 nessa mesma idade.