ASSINE
search button

Angra 1 volta a funcionar depois de um fim de semana desligada

Compartilhar

Agência JB

RIO - A Usina Nuclear Angra 1 foi reativada nesta segunda-feira, depois de ficar desligada para reparos em um equipamento desde a meia-noite da última sexta-feira.

A previsão era de que a usina só voltasse a funcionar na próxima quinta-feira, mas, conforme informou a Eletronuclear, o problema foi facilmente resolvido.

O superintendente da usina, José Luiz Lima Rezende, informou que os dias parados não causaram prejuízos ao fornecimento de energia para o sistema elétrico nacional, já que o desligamento da usina foi programado em acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Outras usinas foram programadas para permanecer em operação para que a gente pudesse parar. Na verdade, nosso retorno antecipado está sendo benéfico para o sistema, avaliou Rezende.

De acordo com Rezende, o equipamento que apresentou problema foi o reaquecedor separador de umidade. A temperatura e a pressão estavam variando, afetando a operação da usina e reduzindo sua eficiência, explicou.

O superintendente da usina lembrou que, em todo o sistema elétrico nacional, a contribuição de energia produzida pela Usina Angra 1 é de apenas 1%. Para o estado do Rio de Janeiro, a participação da usina é de até 20%