ASSINE
search button

Parceria qualificará o serviço de meteorologia do País

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência e Tecnologia, firmaram nesta quinta-feira uma parceria para melhorar a qualidade do monitoramento e previsão de tempo e clima do País e da América Latina.

De acordo com o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, a parceria formaliza o trabalho cooperativo que já estava sendo realizado entre os dois institutos. - Esse trabalho integrado vai permitir que o agricultor brasileiro disponha de informações que lhe permita tomar decisões mais conscientes. Cada vez mais, hoje, no mundo todo, as informações meteorológicas permitem ao agricultor se preparar para o futuro, disse.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, enfatizou que a parceria, que também contará com o apoio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vai beneficiar também a agricultura familiar.

- Para agricultura brasileira, principalmente a agricultura familiar, que depende da água da chuva, é muito importante o agricultor saber com precisão e com antecedência quando vai chover. Com isso, ele planta na época correta e vai fazer toda a plantação sabendo o que ele tem pela frente, afirmou.

A melhoria na previsão do tempo, segundo o ministro da Agricultura, será rápida, já que os dois institutos possuem equipamentos de última geração. Atualmente, o Brasil conta com 200 estações meteorológicas de alta qualidade, e até o ano que vem novas 500 estações já devem estar funcionando