ASSINE
search button

Órbita da ISS será elevada para acoplamento com Discovery

Compartilhar

EFE

MOSCOU - O Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia informou nesta sexta-feira que elevará a altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) para facilitar o acoplamento da nave americana Discovery.

- Com ajuda dos propulsores do cargueiro Progress elevaremos a órbita da ISS cerca de oito quilômetros, e corrigiremos sua inclinação para facilitar o acoplamento do Discovery - disse um porta-voz do CCVE.

A manobra para elevar a órbita será realizada na próxima quinta-feira, 21h02 (de Brasília), e será controlada a partir do CCVE, situado na cidade de Koroliov, 15 quilômetros ao nordeste de Moscou.

O vôo do Discovery está previsto para o próximo dia 7 de dezembro. A elevação da órbita da ISS permitirá à nave americana gastar menos combustível nas manobras de aproximação e acoplamento.

A operação será realizada sem o auxílio da décima quarta expedição, ISS-14, integrada pelo russo Mikhail Tyurin, o americano Michael López-Alegria e o alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia.

Segundo o CCVE, o objetivo é situar a ISS a 360 quilômetros da Terra, altura considerada perfeita para o engate do Discovery.

Habitualmente, a órbita da ISS oscila entre os 320 e 360 quilômetros de altura e, devido a alguns fatores, como a gravitação terrestre, perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia.

A correção de órbita da ISS é realizada com auxílio de naves americanas e do cargueiro russo Progress, que podem elevar a estação a uma altura de até 420 quilômetros.

Além disso, podem ser regulados outros parâmetros da ISS, como sua orientação com relação ao Sol, sua inclinação com relação ao eixo terrestre, seu período de rotação sobre a Terra e sua velocidade de vôo.