ASSINE
search button

Complexo fúnebre da Idade do Cobre é encontrado na Itália

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - Um complexo funenário da Idade do Cobre (últimos séculos do terceiro milênio ante de Cristo) foi descoberto por arqueólogos italianos durante escavações no sítio de "La Vela" de Trento, nos Alpes.

No local, foi descoberta uma estrutura circular com pedras vermelhas, usadas em rituais funerários. No interior desta fossa foram encontrados esqueletos humanos e de animais, além de um enxoval fúnebre, que, segundo a agência Ansa, são objetos representados por elementos de adorno em pedra, dentes de animais furados e pontas de flechas.

Também foram encontrados ossos humanos cremados. Estudos preliminares afirmam que são restos de crianças e de adultos. Eles estavam próximos a uma fileira dupla de pedras enormes, decoradas por ornamentos de cobre, e juntos de pequenos instrumentos, como uma lâmina de pedra. Na parte sul da área onde aconteceram as escavações também foi descoberta uma sepultura de criança em terracota.

Os arqueólogos afirmam que a descoberta deste complexo cultural e funerário é um achado único no âmbito das modalidades sepulcrais da Idade do Cobre até agora conhecidas em Vale do Adige. E confirma a notável importância do sítio de La Vela de Trento no contexto da Pré-história da região alpina