ASSINE
search button

Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do desfile do Grupo Especial de São Paulo

Pera primeira vez, escola se sagra campeã

Compartilhar

Numa disputa acirradíssima, a Acadêmicos do Tatuapé se sagrou campeã do desfile do Grupo Especial de São Paulo. A definição veio apenas no último quesito. Este foi o primeiro título da escola. 

Na última nota do quesito samba-enredo, a agremiação atingiu 269,7 pontos. A Dragões também terminou com 269,7 pontos, mas pelo critério de desempate, que era samba-enredo, acabou em segundo lugar.

A escola foi a quarta a desfilar na sexta-feira, primeiro dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi. Ela apresentou o enredo "Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe".

A escola teve 3.200 integrantes em 26 alas e 5 carros alegóricos, e teve Leci Brandão e Sabrina Boing Boing como destaques.

No desfile, houve a representação de uma mãe contando a história do continente como conta a história dos filhos. No início, o solo e a terra de onde surgiram os primeiros vestígios de vida. Depois, as histórias dos reinos do Egito, Marrocos e Gana. No terceiro carro, a escola homenageou todas as religiões do território africano. No fim, houve uma homenagem ao Zimbábue, considerada a Terra do Ouro no continente. 

Apuração

Até a nota do penúltimo jurado, quem vencia era a escola Dragões da Real. Com uma homenagem à famosa música do cantor Luiz Gonzaga, a escola que ficou em segundo lugar teve o tema Dragões Canta Asa Branca.

As notas, lidas nesta tarde no Sambódromo do Anhembi, foram atribuídas por 36 jurados, quatro para cada um dos nove quesitos.

Na última e penúltima colocação, as escolas Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. De acordo com as regras, os critérios de desempate seguiram a ordem inversa dos quesitos que foram anunciados: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba enredo.