ASSINE
search button

“Cai cai do Jedi” é a vencedora do Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso

Compartilhar

Apesar das grande popularidade das marchinhas políticas este ano, a canção vencedora do XI Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso foi  “Cai cai do Jedi”, de Pedro Ivo e Daniel Pereira, do Rio de Janeiro, com 9.339 votos. “Não enche o saco do Chico", dos mineiros Marcos Frederico e Vitor Velloso ficou com o segundo lugar, com 8767 votos. A terceira colocação ficou com a divertida ˜Marcha de Noé˜, de Janjão Pimentel e Nuno Neto, do Rio, com 7939 votos. 

O resultado foi divulgado na noite de sábado (6), durante um baile carnavalesco na Lapa, com cerca de 15 mil foliões presentes.  A votação aconteceu entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro no site do concurso. 

O palco Rio Marchinhas, onde aconteceu a final da disputa, terá mais três dias de programação, recebendo  alguns dos blocos mais concorridos da cidade em formato orquestra, como o Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Bloco do Sargento Pimenta, Bangalafumenga e Agytoê, além de cantores como Alfredo Del Penho, Moyseis Marques, Rogê, o grupo Casuarina e a famosa “Gafieira do BB”, sucesso na noite do bairro boêmio.

Sobre o Concurso de Marchinhas

Oitocentos e sessenta músicas foram inscritas este ano no “Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso”, a principal disputa do gênero no país, realizada há 11 anos pelo centro cultural carioca. 

O concurso completa 11 edições em 2016 homenageando Noel Rosa, autor de “Pierrô Apaixonado” (com Heitor dos Prazeres), “As Pastorinhas” (com João de Barro), entre outros clássicos da folia. Neste ano a votação será online, com mais tempo para os finalistas divulgarem suas campanhas nas redes sociais e a grande campeã será revelada na abertura do Carnaval da Lapa, num grande “baile de salão a céu aberto”, com entrada franca. 

Mais de 10 mil músicas foram inscritas desde 2005, ano em que o concurso foi idealizado pelo agitador cultural e Presidente da Fundição Progresso Perfeito Fortuna. As canções, vindas de todos os Estados do país e até do estrangeiro (enviadas por brasileiros), retratam a história de uma década pelos mais diversos pontos de vista, passando por modismos, eleições, religião, política internacional, epidemias e tantos outros assuntos, além dos temas tipicamente carnavalescos. “O mundo vive um momento muito duro e o brasileiro tem essa capacidade de carnavalizar a vida. A gente carnavaliza até para entender o que está acontecendo "- conta Perfeito Fortuna. 

O 11º Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso e o Carnaval da Lapa têm patrocínio da RioTur, Prefeitura do Rio, Oi, Oi Futuro, Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Secretaria Municipal de Cultura através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto integra ainda as celebrações do calendário Rio 450 anos. 

Campeãs:

Nas edições anteriores, as marchinhas vencedoras foram: “Milagre do Viagra”, de Homero Ferreira e Chiquinho, em 2006; “Pra Carmem”, de Bete Bissoli, em 2007; “Volante e Cachaça não Combina”, de Mauro Diniz e Cláudio Jorge, em 2008, “Bom Dia”, de Renato Torres Lima, em 2010. O bicampeão Edu Krieger foi o primeiro colocado em 2009 com “Bendita Baderna” e em 2011 com “Nossa Fantasia”. Em 2012, “Papagaio no Arame”, de Fábio Simões, levou o primeiro prêmio, assim como “Vovô Ampulheteiro”, de André Mesquita, Alberto Silva, Bozo e Moreira Junior, em 2013. “Cadê a Viga”, de Rita e Cássio Tucunduva, foi a vencedora em 2014. No último concurso (2015), a pernambucana “Adoro celulite”, de Jota Michiles e Gustavo Krause foi a grande campeã. Em segundo lugar ficou a marchinha carioca “Marchinha literária, de Roni Valk”, e o terceiro lugar foi da paulista “Fucei seu Feice”, de Paulo Padilha.