ASSINE
search button

Orquestra Voadora rege folia no último dia de Carnaval no Aterro

Bloco reuniu 80 mil pessoas mesmo sob forte calor

Compartilhar

80 mil pessoas acompanharam o desfile da Orquestra Voadora na tarde desta terça (12), último dia de Carnaval, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio. As informações são da Guarda Municipal, que estava no local. Os responsáveis ainda informaram que não houve ocorrências e que havia muitos banheiros disponíveis para o público ao longo do percurso.

Nem mesmo o forte calor de 33 graus desanimou os foliões, que cantavam e dançavam aproveitando o fim das folias carnavalescas, sem confusão ou violência. “Achei muito tranquilo e animado. É minha primeira vez no Rio e curti demais o bloco”, contou a paraense Gláucia Andrade.

“Nossa orquestra é formada por 130 ritmistas, fora a galera que aparece fazendo performance e se junta a gente”, explica Gregory Pierre, um dos fundadores e organizadores da agremiação. “Tocamos de tudo, – funk, rock, frevo –, e colocamos uma pegada de Carnaval nas músicas”, comenta o produtor francês, que está há dois no Rio. 

Criada em 2008, a Orquestra Voadora traz para seu desfile trombones, saxofones, tubas, que se misturam com guitarra, e ainda com tambores, tamborins e outros instrumentos de percussão. Os componentes se conheceram ao tocar em outros blocos de rua no Rio. As apresentações, que ganham o nome de “voo”, incluem sambas, black music, MPB, trilhas de filmes e desenhos e tantas outras. Curiosidade: a Orquestra Voadora não tem cantores, nem vocais. O som é todo instrumental e os foliões adoram. Segundo os organizadores, o desfile segue até as 19h.

*Do projeto de Estágio do JB