ASSINE
search button

Cordão da Bola Preta arrasta milhões no Centro do Rio

Compartilhar

Com uma hora de atraso, o tradicional bloco de rua Cordão da Bola Preta desfilou pela Avenida Rio Branco, no Centro, neste sábado (9). Embora a expectativa dos organizadores fosse de 2,4 milhões de pessoas arrastadas pelo Bola Preta, a Polícia Militar (PM) registrou um público em torno de 1,5 milhão, justo no ano em que peritos do Guinness World Records, livro de recordes mundiais, vieram ao Rio de Janeiro para conferir se o bloco, que concorre com o Galo da Madruga, do Recife, é o maior do mundo ou não.

O bloco, que deu início às atividades às 10h da manhã, teve alguns princípios de briga isolados, mas nada generalizado. segundo a PM, o pior ficou por conta de um tumulto causado por pessoas que passaram mal ao tentarem sair do bloco. 

Já em relação ao mijões, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informa que 107 pessoas foram levadas à Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente do Centro, sendo que, do total, 16 mulheres.

Ainda de acordo com a Seop, 32 veículos foram multados e 12 foram rebocados por estacionamento irregular. Também foram recolhidas pela Seop 60 estruturas, entre banheiros de lona e grades, que estavam colocadas irregularmente na via pública.

Embora o público não tenha superado as expectativas dos organizadores, ficando abaixo até do ano passado, quando 2 milhões de foliões lotaram a Avenida Rio Branco, o diretor social do Bola Preta, Benito Novello, mostrava confiança no título de maior bloco de rua do mundo.

"Na verdade, o Cordão da Bola Preta já é o maior (bloco) do mundo, mas nesse carnaval de 2013 isso vai ser ratificado oficialmente", garantiu Benito Novello. 

Musa do Bola Preta pelo segundo ano consecutivo, Daiane Machado, disse sentir uma "emoção imensurável" ao desfilar pelo bloco.

"Fico lisonjeada por representar esse bloco que arrasta milhões. Como é meu segundo ano como musa, espero estar fazendo tudo certo para que os próximos anos venham ainda mais gente para o Bola Preta", ressaltou Daiane.

Na primeira noite de desfiles da Serie A, antigo grupo de acesso, do carnaval carioca, o Bola Preta, com 95 anos de existência, foi homenageado pela escola Alegria da Zona Sul. 

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil