ASSINE
search button

Águia de Ouro encerra desfiles em SP com homenagem a João Nogueira

Compartilhar

Já com o sol nascendo, a Águia de Ouro entrou no sambódromo do Anhembi por volta das 6h50 deste sábado para homenagear um dos grandes sambistas do Brasil: João Nogueira. Com o enredo "Minha missão. O canto do povo. João Nogueira", a escola cantou "hoje o espelho é você, e o meu medo maior é o espelho se quebra, e o meu medo maior, João teu nome é história, o canto do povo te faz imortal".

O azul e branco da Águia de Ouro se confundem com as mesmas cores da Portela - escola de samba de João Nogueira no Rio de Janeiro e muito utilizada pela comissão de frente da escola paulistana, que representava anjos, que formam a palavra João.

Com fantasias de sambistas, a bateria fugiu do lugar-comum e abusou das paradinhas, animando os presentes ao desfile. O abre-alas trouxe um grande anjo tocando trombeta na frente e a viúva de João Nogueira, Angela, como destaque da alegoria.

O filho de João, Diogo Nogueira, desfilou no último carro. "É uma homenagem de um valor inenarrável, de uma maneira muito especial. Quando se homenageia um artista como tema de escola de samba, é a maior homenagem que este artista poderia receber", afirmou ele, antes de entrar na avenida.

O cantor afirmou que não ia se conter caso a emoção falasse mais alto na hora do desfile. "Se as lágrimas vierem, elas escorrerão", disse.

Diogo ajudou na composição do samba enredo. 'O que eu achei mais interessante é conseguir ligar a vida dele com as músicas dele", observou.

A mulher de Diogo, Milena Nogueira, é rainha de bateria. Perguntado se o que prevalecia era o ciúme ou orgulho, ele não teve dúvidas. "Com certeza o orgulho. Ela conhece muito bem o meu pai, que a tratava como a uma filha", disse. 

Milena, por sua vez, aparentava estar nervosa. "Ele foi um nome muito importante da música, é uma homenagem que deixa todos nós muito orgulhosos, não só a mim como a todo mundo da nossa família", afirmou ela. 

Diversos familiares prestigiam o desfile, como sobrinhos, irmãs e a mãe de Diogo. Davi, o filho do cantor, porém, não pôde comparecer - segundo o pai, o menino tem medo das fantasias.