Jornal do Brasil

Quarta-feira, 16 de Maio de 2012
Carnaval 2012

Bloco Ansiedade homenageia Alceu Valença e leva DJ para ruas de Laranjeiras

Jornal do Brasil

Som dos músicos ao vivo, passos de frevo e bonecos gigantes de Olinda misturados a discos de vinis, CDs e Alceu Valença vão dar o toque a mais no carnaval de rua carioca. O bloco Ansiedade – conhecido por levar o autêntico frevo para o Rio de Janeiro – homenageia o cantor e leva um DJ especializado em música brasileira e nordestina para interagir entre as sinfonias da orquestra. DJ Cyro Novello ficará responsável por animar os foliões do bloco entre as apresentações da orquestra, que conta com 25 músicos profissionais e seus saxofones, tumbas, trompetes, clarinetes e flautas.

Há 17 anos o bloco Ansiedade leva para o carnaval de Laranjeiras um autêntico frevo de rua. Além da orquestra, famosos bonecos de Olinda, representado pelo boneco Ansioso, com mais de dois metros de altura -, a diversão é garantida. Alceu Valença é o homenageado do carnaval de 2012 e, já na concentração, o ritmo começa a ferver ao som do arcodeon de Kiko Horta e Mariana Baltar, que com arranjos especiais incendiarão os foliões com o “frevo carioca”. 

Bloco sai no dia 11, de Laranjeiras
Bloco sai no dia 11, de Laranjeiras

Além do frevo, tocado sem parar ao longo do percurso pela orquestra, as passistas de frevo também dão o que falar. Com suas sombrinhas coloridas, fazem loucuras e reproduzem com maestria os passos da dobradiça, da tesoura, da locomotiva, do bêbado, do elefante e muitos outros. Os bonecos gigantes de Olinda também fazem a festa e divertem adultos e crianças com seus pulos e rodopios. Os bonecos foram construídos em um galpão da Praça XI, que pertence ao fundador do bloco e artista plástico Fernando Carvalho. Fernando, além de colocar no carnaval o seu bloco na rua, durante o ano tem uma profissão bem peculiar: cria e fabrica máscaras dos mais diferentes temas que podem ser encontradas no Saara e na Rua 25 de março, em São Paulo. 

O bloco sai no dia 11 de fevereiro, a partir das 15h, no Mercadinho São José, que fica na Rua das Laranjeiras. O desfile segue pela Rua Gago Coutinho rumo ao Largo do Machado e retorna pela Rua das Laranjeiras.

Tags: artista plástico, fernando carvalho, frevo, Laranjeiras, olinda, passistas

Postar um comentário