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Dilma Rousseff lança o Programa do Livro Popular na abertura da Bienal

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A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira (1º), no Riocentro, o Programa do Livro Popular (PLP), durante a abertura da XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram anunciadas as linhas gerais e as diretrizes do programa, criado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) para fomentar a produção e a comercialização de livros a R$ 10,00. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da FBN, Galeno Amorim, estiveram presentes na cerimônia.

As ações do PLP já começam a ser implementadas na próxima semana. O cadastramento, por edital, dos livros populares pelos editores, constitui a primeira etapa do trabalho. As livrarias, bancas de jornal e outros estabelecimentos de varejo que queiram vender livros mais baratos serão convidados a se inscrever no programa.

As bibliotecas estão sendo  cadastradas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e convidadas a aderir ao PLP. Elas receberão um cartão-livro com créditos que vão de R$ 300,00 a R$ 15 mil para a compra dos livros que elas próprias escolherão.

O primeiro edital, a ser lançado ainda este ano, destinará R$ 35 milhões do Fundo Nacional de Cultura para a compra de quatro a cinco milhões de exemplares para as bibliotecas.

Segundo a presidente, serão investidos inicialmente R$ 36 milhões por meio do Fundo Nacional da Cultura para levar livros com um custo de R$ 10 para a população.

"Como amante do livro, posso assegurar que é uma experiência única poder ter o livro para ler em casa", disse a presidente ao destacar que é preciso estender o acesso à cultura e à educação. O programa será gerido pela Fundação Biblioteca Nacional e a meta inicial é enriquecer o acervo das bibliotecas públicas e fomentar a produção do material a um custo mais baixo para a população.

Segundo Dilma, nos últimos anos milhões de brasileiros deixaram a linha da miséria e o acesso aos livros precisa ser estendido a essas pessoas. Ela disse que acredita que a iniciativa vai fomentar o interesse pela leitura no País.

O Jornal do Brasil na Bienal

O JB também participa da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, no Pavilhão Verde, Rua P. No local, o público pode conferir uma exposição de fotos do acervo histórico do jornal e também testar e interagir com a nova versão do site. 

Na abertura do evento, a casa lançou uma campanha que distribui livros para novos assinantes. O JB comemora, nesta quinta-feira (1º), o primeiro aniversário em versão 100% digital.