ASSINE
search button

Lustosa oferece curso de capacitação para captar recursos

Treinamento é voltado a quem lida com a submissão de projetos nos programas de Governo Federal

Compartilhar

A Lustosa - assessoria e consultoria em captação de recursos, empresa com sede no Paraná, promove nos dias 15 e 16 de setembro, no Rio de Janeiro, o curso 'Siconv completo: Do Cadastramento à Prestação de Contas'.

Com o objetivo de abordar como as entidades públicas e privadas precisam se preparar para submissão de projetos nos programas de Governo Federal e a mesma vertente para as verbas de emendas parlamentares, o curso é um treinamento prático para capacitar gestores públicos (municipais e estaduais) e gestores de entidades sem fins lucrativos a utilizar e esclarecer dúvidas sobre a plataforma do Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). O Siconv é um sistema eletrônico onde são submetidos projetos que recebem verbas federais para execução de ações em diversas áreas, o que permite a qualquer cidadão controlar e fiscalizar o dinheiro público.

O curso visa habilitar os participantes a identificar os programas disponíveis para captação de recursos, elaborar e apresentar projetos, formalizar convênios na esfera pública, executar e prestar contas dos mesmos. O treinamento é oferecido pela Lustosa em conjunto com a professora Rosana Pereira -, habilitada no Ministério do Planejamento.

Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos convênios, a transparência do repasse do dinheiro público e controle dos órgãos fiscalizadores. De acordo com os relatórios disponibilizados pelo Siconv, nos últimos nove anos, R$ 40 milhões em convênios federais foram perdidos porque municípios, OSCs e hospitais filantrópicos não adequaram seus projetos às políticas públicas do Governo Federal. Para este ano, 69 programas ainda estão abertos para inclusão de propostas voluntárias.

“O Siconv pode ser um sistema trabalhoso, mas é extremamente necessário, pois são muitos os recursos financeiros envolvidos”, explica Rosana Pereira.

As aulas acontecerão no Flex Center Centro de Convenções (Largo do Machado, 54 – Catete). No dia 15, o treinamento será das 8h às 20h e no dia 16, das 8h às 17h.

Sobre Rosana Pereira

Multiplicadora do Siconv habilitada pelo Ministério do Planejamento. Foi Assessora Parlamentar – Câmara Federal. É consultora em projetos, captação de recursos, monitoramento, prestação de contas e planejamento estratégico para Organizações da Sociedade Civil. Facilitadora em cursos e palestrante em fóruns, seminários e congressos sobre o tema SICONV no território nacional. Administradora de empresas, pós-graduada em contabilidade e auditoria pela USSP, MBA em auditoria e perícia pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

Inscrições e mais informações: (21) 98045-1195 / https://lustosa-accr.com.br/