ASSINE
search button

'Bloomberg': BHP busca 21.000 mulheres para atingir equilíbrio entre gêneros

Mineradora quer metade de sua folha de pagamentos representada por mulheres em 2025

Compartilhar

Matéria publicada pela Bloomberg nesta quinta-feira (20) conta que a maior mineradora do mundo busca mudar o equilíbrio entre gêneros em um setor dominado pelos homens. A BHP conta com cerca de 65.000 trabalhadores, incluindo contratados, dos quais 18 por cento são mulheres. Com base nesses números, sua meta significaria uma quantidade adicional de 21.000 mulheres empregadas até meados da próxima década, incluindo pessoal próprio e contratados, segundo cálculos da Bloomberg.

Segundo reportagem a indústria da mineração, de US$ 800 bilhões, é há tempos um negócio dominado pelos homens, no qual até recentemente em alguns países as mulheres estavam inclusive banidas do trabalho subterrâneo. Os homens ocupam a maioria das posições executivas das empresas de recursos naturais, que ficam atrás em relação a outros setores. 

De acordo com um estudo da Women in Mining UK e da PricewaterhouseCoopers, embora a proporção esteja crescendo, as diretoras mulheres respondiam por apenas 10,9 por cento dos conselhos das mineradoras, em média, em 2014, contra mais de 15 por cento no ramo de bens de consumo e serviços.

Bloomberg aponta que dos 27.000 empregados diretos da BHP, as mulheres também representam 18 por cento. A companhia afirma que está perseguindo a meta para funcionários diretos e que incentivará as empresas contratadas a exibirem o mesmo equilíbrio.