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LinkedIn revela o que os candidatos buscam nas empresas

32% dos brasileiros tomam conhecimento de uma vaga através de um funcionário

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O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, realizou uma pesquisa global com profissionais de mais de 30 países para entender o que eles buscam em uma empresa antes de aceitarem uma proposta de emprego.

A pesquisa consultou mais de 26 mil usuários em três diferentes frentes, questionando-os sobre a receptividade para uma proposta de emprego, o conhecimento sobre a empresa antes de se candidatarem a uma vaga  e os recursos que esses profissionais utilizam para trocar de emprego.

Fale mais sobre sua empresa

Os brasileiros são um dos mais interessados em ter conhecimento sobre uma nova oportunidade de emprego: 94% deles estão abertos a receber uma proposta enquanto em outros mercados esse número é de 90%. O alto índice pode ser explicado por dois fatores também identificados na pesquisa, visto que os brasileiros costumam enfrentar alguns desafios ao trocarem de emprego: 24% têm grandes dificuldades para negociar salário, benefícios, cargos etc; e 35% não sabem como é trabalhar na empresa quando aceitam a proposta de emprego.

Os principais aspectos que o brasileiro procura saber sobre as empresas são: Cultura e Valores (70%), Benefícios (68%), Pontos de vista dos funcionários (59%), Estrutura da empresa (59%) e Localidade dos escritórios (54%).

Por que o profissional deseja mudar de emprego

A pesquisa apontou que os profissionais deixam seus empregos principalmente por falta de oportunidade de progredir na carreira (40%), busca por um trabalho mais desafiador (38%), insatisfação com remuneração e benefícios (34%), insatisfação com o ambiente e cultura da empresa (30%) e insatisfação com recompensas e reconhecimento (26%).

Encontre os melhores candidatos

Com um profissional cada vez mais criterioso para aceitar uma proposta de emprego, encontrar os melhores talentos tem sido o grande desafio das empresas. No Brasil, 29% dos candidatos frustram-se ao não receber um posicionamento da empresa. Por isso, é muito importante ter informações sobre a organização. Esclarecer os funcionários sobre as vagas abertas e sobre como funciona o programa de recomendações internas também é fundamental. No Brasil, 32% dos profissionais tomam conhecimento sobre uma vaga por meio de alguém que eles conheçam dentro da empresa, enquanto a média global é de apenas 21%. 

Aplique as tendências de talentos à estratégia de recrutamento

Depois de entender o que o profissional busca antes de trocar de emprego e o que o motiva a fazer essa escolha, é importante que a empresa siga três passos para conquistar os melhores talentos do mercado:

• Ajudar os candidatos a descobrirem a empresa antes de se candidatarem a uma vaga, investindo mais na comunicação corporativa e disponibilizando informações nos canais da empresa;

• Fazer com que os funcionários atuem como recrutadores. Afinal, eles são o principal meio pelo qual os candidatos no Brasil descobrem uma vaga.

• Disponibilizar informações específicas sobre cultura, valores e carreiras dentro da empresa para que os candidatos tenham um cenário claro sobre como é o trabalho naquela corporação. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa Tendências de Talentos foi realizada com 664 usuários do LinkedIn no Brasil, nos períodos de janeiro a até março de 2016. A maioria dos perfis são de pessoas empregadas em turno integral. Além disso, a pesquisa contou com 215 usuários que trocaram de emprego entre o mesmo período, de acordo com informações de suas próprias contas na rede.

Sobre o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. A rede conecta os profissionais ao redor do mundo para que eles sejam mais produtivos e bem-sucedidos e transforma a maneira com que as empresas contratam, negociam e vendem. Nossa visão é a de criar oportunidades econômicas para cada membro da força global de trabalho por meio de um constante desenvolvimento do primeiro Economic Graph do mundo. O LinkedIn possui mais de 450 milhões de usuários no mundo, sendo 26 milhões no Brasil.