Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Antonio Campos

Dois ícones mundiais 

Jornal do BrasilAntonio Campos

No Brasil, um emblema de sofisticação e charme localizado na principal Avenida do Rio de Janeiro. É o Copacabana Palace, mais renomado hotel nacional que, há décadas, recebe artistas e famosos do mundo inteiro, como Brigitte Bardot, Tom Cruise, princesa Diana, Nelson Mandela, entre outros. No Velho Mundo, a França acolhe outro majestoso hotel, onde, por exemplo, morou a estilista Coco Chanel, durante 30 anos, e por onde já passaram Woddy Allen, Eva Perón, e tantos outros que freqüentaram o suntuoso prédio: o Ritz Paris, localizado no coração da cidade luz. 

Ambos, célebres inspirações para a rede hoteleira mundial, fecham as portas, este ano, para reformulações parciais ou completas. O carioca, internacionalmente conhecido e projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, inspirado nos hotéis Negresco e Carlton, pertence ao grupo Orient-Express, e pretende encerrar o ano inteiramente reformado. 

Já o Ritz Paris, verdadeiro mito da hotelaria mundial situado na Place Vendôme, ficará fechado por mais de dois anos, pela primeira vez em sua história. O prédio foi construído no início do século 18 como uma residência, só mais tarde se tornando o suntuoso hotel de César Ritz, hoje, tradicional e sinônimo de luxo. A reforma dele, conduzida pelo próprio presidente do hotel, Frank J. Klein, no entanto, é um mistério. O que se sabe é que haverá uma recriação de vários ambientes do hotel, o que inclui quartos, suítes, restaurantes, bares, SPA e espaços comuns. 

Na era da modernidade, que atrela alta tecnologia a conforto e praticidade, os clássicos também se adaptam ao mundo moderno. E os grandes ícones da hotelaria internacional, palcos de grandiosos eventos políticos, sociais e culturais, não poderiam ficar de fora dessa grande metamorfose onde vivemos. Eis a fórmula, portanto, para continuarem no patamar das grandes estrelas da hotelaria mundial: reinventar-se sem perder a excelência e a tradição. 

Advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras 

camposad@camposadvogados.com.br

Tags: antônio campos, coluna, hotel, JB, turismo

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.