Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Antonio Campos

Go Brazil Go!

Jornal do BrasilAntonio Campos

O Brasil, mais uma vez, é reconhecido como um verdadeiro paradigma para o resto do mundo, como adiantei ao tratar sobre este tema no meu livro “Diálogos no Mundo Contemporâneo: Por uma Cultura de Paz”, onde falo sobre a tolerância característica do Brasil. Nosso país vive, enfim, um momento de triunfo e crescimento colossal. A ocasião da Copa do Mundo, a primeira presidente mulher e, portanto, este período histórico, digno de registro, vivido pelo Brasil.

E esta fase será ovacionada, agora, pela 7ª arte, através das mãos de um diretor de cinema internacional. Spike Lee, cineasta responsável por “Faça a Coisa Certa” e pela direção do videoclipe de Michael Jackson gravado, em 1995, em uma favela carioca, irá retratar, com otimismo, a atual cena do nosso país no documentário “Go Brazil Go!”. O título demonstra o entusiasmo, mundial, que deve impulsionar o povo do Brasil, e os seus governantes, a perceber esta espécie de Iluminismo brasileiro que vivemos.

Lee já iniciou suas entrevistas com dezenas de personalidades brasileiras, sendo boa parte negra, que deverão permear a ótica racial abordada no filme. Em visita ao país, o cineasta encontrou com a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, além de ministros e deputados. Ele acompanhou, ainda, o julgamento sobre as cotas raciais no Supremo Tribunal Federal. Como escrevi no meu livro sobre “Diálogos no Mundo Contemporâneo”, não existe um só Brasil, mas, sim, vários brasis, que lutam contra as diversas formas de preconceitos, visto que, ainda assim, possuímos o papel de protagonista da história da tolerância. Um título que devemos lutar para manter e, para isso, é preciso afirmar a existência de tais discriminações e extingui-las. E são essas várias facetas existentes em um só país que Spike Lee deverá revelar ao mundo em sua nova obra do audiovisual.

Mas, não só sobre a temática racial será feito o documentário. A influência do esporte brasileiro também deverá ser retratada. O diretor já entrevistou, inclusive, craques de bola aposentados e atuais, como Romário e Neymar. “Go Brazil Go!” é uma excelente vitrine de apresentação do Brasil para outros países. Somos paradigma e exemplo para o mundo inteiro em muitos aspectos, e isso deve ser não só reconhecido como, também, divulgado. 

 

 

Antônio Campos

Advogado, Escritor e Membro da Academia Pernambucana de Letras

camposad@camposadvogados.com.br

 

Tags: antônio, Campos, coluna, Primeira, quarta

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.